Esse espumante foi enviado pela Sud de France, uma organização que congrega os produtores do Languedoc-Rousillon, no sul da França. Eles organizaram uma degustação com jornalistas e blogueiros no mundo inteiro. Foram 5 rótulos, que eu começarei a publicar aqui.
O primeiro foi o Sieur d’Arques, AOC/AOP Crémant de Limoux, Grande Cuvée 1531, um espumante feito pelo método Champenoise.
O Crémant de Limoux diferencia-se de seu “primo” Blanquette de Limoux” por passar por um envelhecimento de pelo menos 15 meses em cave e depois mais 60 dias em repouso antes de ser colocado no mercado.
Esse espumante apresentou uma coloração amarelo palha bem claro. Como eu provei o espumante exatamente no dia que chegou, ele não teve tempo de descansar, então mesmo com muito cuidado ao abrir, perdi bastante do seu gás. Isso com certeza prejudicou o perlage, portanto não vou me ater a esse quesito.
No nariz, aromas de frutas cítricas bem presente. Em boca apresentou boa acidez, mas nada excepcional. Pareceu-me um espumante bem elegante e que deve acompanhar melhor comidas mais leves. Acredito que frutos do mar como ostras ou camarões frescos devem ir bem com ele.
Veja os outros vinhos degustados aqui:
Branco- Cigalus, VDP/IGP Pays d’OC cuvée 2008
Rosé – Fruité Catalan, AOC/AOP Côtes du Roussillon
Tinto – Dromadaire 30670, VDP/IGP Pays d’OC cuvée 2006
Vinho Doce – Mas de Madame, AOC/AOP Muscat de Frontignan cuvée 2006
Para mais informações veja o site da degustação organizada aqui – http://suddefrance-export.net/sync-tasting/blog/commentaires/
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário