Eu já tinha ouvido falar muito sobre os vinhos da Brites Aguiar. E falar muito bem. Estava muito curioso e não via a hora de poder provar esse vinho tão desejado pelos enófilos. Queria saber o que tem de tão especial.
E foi na Expovinhoff que eu tive essa oportunidade. Aliás, não só de conhecer o vinho, mas de conhecer também a simpática Ana, que veio lá de Portugal só para a feira, para apresentar os vinhos pra gente. A Ana esbanja simpatia e bom humor e além de tudo, sabe até falar português com sotaque brasileiro. E tenho que confessar publicamente que em embate onde ela falava com sotaque brasileiro e eu tentando um sotaque português, ela foi a grande vencedora.
Mas voltando ao vinho, o Brites Aguiar é produzido com 60% de Touriga Franca, 35% de Touriga Nacional e 5% de Tinta Roriz. Possui uma coloração muito forte, intransponível e com um pequeníssimo halo de evolução.
No nariz apresenta notas de frutas negras, café e madeira. Com o tempo em taça ele vai se abrindo, revelando mais aromas muito interessantes.
Na boca tem ótima estrutura e excelentes taninos, revelando um vinho jovem ainda, mas que com o passar dos anos vai se tornar ainda mais saboroso.
É um vinho fantástico. Um vinho para momentos especiais e que merece ser aberto com certa antecedência (algo em torno de 1 hora, talvez) para que se obtenha o máximo dele.
A Ana trouxe também a sua outra linha, a Bafarela. Eu já havia provado um deles (relembre aqui) e que comprovam a qualidade de seus vinhos.
Ana, parabéns pelos seus vinhos, pois são espetaculares. E prepare-se, pois na sua próxima visita, temos uma nova disputa de sotaques. Eu estou treinando!
O Brites Aguiar é importado pela Anna Import no Brasil.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário