Esse é um vinho argentino da vinícola Tempus Alba. Conheci os vinhos deles em uma feira e me encantei pela sua qualidade e estrutura. Já comentei aqui sobre o Tempus Syrah e também sobre Tempus Pleno.
Hoje vamos falar um pouco sobre esse Malbec que é produzido na região do Maipú e que passa 8 meses em barricas de carvalho antes de ser engarrafado.
Eu diria que é um típico Malbec argentino, com muita potência, corpo e vivacidade. Possui uma coloração bastante escura e quase nenhum halo de evolução. Em taça apresentou aromas bastante francos de frutas vermelhas e negras, com destaque para amora e ameixa preta. Apresentou também um forte aroma de madeira. Após algum tempo de aeração (vinho deixado na taça para descansar um pouco) apareceram toques de torrefação.
Em boca a sua estrutura é confirmada, mas com taninos bem macios e maduros. Seu final é médio a longo, mas com um leve toque de amargor. Esse é um vinho que vai ser muito melhor aproveitado se provado com comida. Beber esse vinho sem acompanhamento é tarefa para poucos (e bravos), pois sua estrutura pede algo (de preferência com alguma gordura) para equilibrar a boca. Passou-me pela cabeça a idéia de se ter um risoto ao funghi ou até mesmo medalhões com esse molho para fazer a harmonização. Pode ser algo assim ou, se quiser fazer algo mais típico, um churrasco argentino.
O que mais me atrai nos vinhos da Tempus Alba é o preço. Esse eu comprei no Wal Mart por 32 reais. Um ótimo preço para a sua qualidade. Continuarei provando outros da linha para a comparação. Até agora nenhum decepcionou.
Veja também os outros já comentados: Tempus Syrah e Tempus Pleno.
Abraços
Daniel Perches
Deixe um comentário