Uma das vinícolas que mais me chamou a atenção na minha viagem ao Chile foi a Veramonte. Situada no vale de Casablanca, ela prima pela sua moderna arquitetura, mas ao mesmo tempo uma grande simplicidade no acolhimento aos visitantes. Isso sem falar, claro, na qualidade de seus vinhos.
Provei lá o Sauvignon Blanc 2009 e fiquei encantado. Trouxe uma garrafa pra casa e não agüentei muito tempo e já abri. Com o calor que tem feito nada melhor do que um bom vinho refrescante.
Feito 100% com essa casta, é um vinho que tem uma coloração palha verdeal muito brilhante e bonita. No nariz, aromas muito marcantes de frutas cítricas, pêra, casca de laranja, flores brancas. Tudo muito fresco e jovem, com muita potência.
Em boca, acidez alta, mas correta. O aroma cítrico se confirma, deixando um final saboroso e com uma média persistência, mas muito agradável.
Esse é daqueles vinhos que você vai bebendo e não vai nem sentindo. É daqueles que dá até para abrir outra garrafa facilmente, pois é muito leve e prazeroso. Com certeza acompanha muito bem frutos do mar, alguns petiscos mais leves e, claro, um bom queijo de cabra.
Aqui no Brasil é importado pela Reserva Austral. No site deles eu só encontrei a safra 2004. Não provei o vinho desse ano, mas não recomendaria, pois mesmo sendo um reserva, não acredito que esse Sauvignon Blanc tenha essa longevidade. É para ser consumido jovem, que é quando vai mostrar todo o seu potencial.
E pra quem quiser conhecer outros dessa vinícola, recomendo também o Primus, que é o top deles. Esse é fantástico também. Veja o post aqui.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário