Se você ainda não está na “onda rosé”, sugiro que dê uma olhada em volta. Eles estão chegando com força nas prateleiras, gôndolas e sites de todo o Brasil.
De acordo com a Ideal Consulting, de 2014 a 2018, o número de caixas de vinhos rosés importados no Brasil cresceu de 150 mil para mais de 568 mil, um aumento equivalente a 278%, sendo 40% apenas em 2018.
O crescimento seguiu mesmo durante a pandemia. Apesar do fechamento de bares e restaurantes em março de 2020 com o avanço da pandemia, o vinho foi eleito a bebida da quarentena, e entre os tipos consumidos, o rosé se marcou como tendência.
Feito através da pele de uvas tintas, a cor do vinho rosé chama atenção dos consumidores. “As tonalidades podem variar de salmão, pink até casca de cebola. O estilo Provence, com cor salmão bem clarinha, em geral mais seco e delicado no paladar, tem sido copiado em todo o mundo. Há também a versão mais extraída de cor pink bastante forte, mais comum em países do Novo Mundo como o Chile, por exemplo”, conta Karene Vilela, CEO da importadora de vinhos Portus Cale.
Nesse verão, a “Onda Pink” não só se mantém, como se fortalece. A Portus Cale estima que até o fim do verão em março, o consumo siga crescendo, uma vez que nos meses de novembro e dezembro do ano passado, a empresa contou com um aumento de 150% na quantidade de vendas, em relação aos meses da estação mais fria.
Com aromas característicos de frutas vermelhas como cereja, morango e a framboesa, os vinhos rosé tem o frescor ideal para a estação. Entre as opções do site da Portus, a importadora indica o Serras do Azeitão Rosé, um rosé feito com uva Syrah, que apresenta notas de framboesa madura e morango, além de boa acidez; e o Aliança Brut Rosé, feito com uva baga, é um vinho frutado com aroma de morango e groselha, que na boca, revela uma suavidade persistente.
A Portus Cale
Fundada em 1985, a Portus Cale despontou como especialista na importação de grandes marcas portuguesas. Diante de um mercado ainda prematuro, a empresa exerceu papel fundamental na abertura e consolidação do consumo de vinhos no âmbito nacional.
Com vocação para o novo e o aprimoramento do negócio pela via digital, desde 2019 a importadora se aproxima do consumidor final a partir da criação da uma plataforma de vendas online com mais posicionamento de marca.
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