Vem aí mais um Dia Nacional do Turismo e eu estou de volta com a dica para conhecer São Roque, uma cidade bacana, perto de São Paulo (e de Campinas) e que tem atrações para todos os gostos.
No Dia 8 de maio é comemorado o Dia Nacional do Turismo. Mais conhecida como “a Terra do Vinho”, por conta da chegada dos imigrantes italianos e portugueses no século 19, São Roque é um dos principais destinos turísticos no estado de São Paulo e merece uma homenagem caprichada para a celebração da data. A cidade oferece diversas opções de passeios, desde os focados ao lazer até as atividades para absorver conhecimentos, e tudo isso a apenas 60 quilômetros da capital paulista.
Considerada uma estância turística, São Roque possui lazer em todos os pontos da cidade. Seja na Mata da Câmara, no Morro do Saboó, na Praça da República, na Igreja Matriz ou na Estação Ferroviária, os turistas sempre encontrarão muita sossego e história, acompanhados de uma receptividade calorosa.
Suas belas paisagens, juntamente com o clima aconchegante, são o cenário perfeito para as famílias que buscam fugir da rotina da cidade grande e ter um final de semana diferente. São muitas vinícolas e adegas espalhadas pela Estrada do Vinho, principal ponto turístico da cidade, que chamam atenção pela boa infraestrutura, restaurantes e degustação de produtos. O grande exemplo é a Vinícola Góes, localizada no km 9 da estrada, é a maior vinícola da cidade e um excelente passeio para os amantes do Deus Baco. Para iniciar novos apreciadores ao mundo dos vinhos e cativar ainda mais os antigos, a vinícola oferece duas opções de passeio. Na primeira é apresentado um vídeo institucional e a equipe Góes acompanhará a turma em uma visita monitorada pela parte de produção da vinícola, feito isso, os visitantes participarão de uma degustação dirigida com quatro vinhos finos. Essa atividade acontece em horários específicos e mediante a compra de ingresso. A segunda opção é a degustação de quatro rótulos finos, que pode ser feita em qualquer hora do dia.
A gastronomia também é um dos principais chamarizes da cidade. Os diversos estabelecimentos oferecem pratos que harmonizam perfeitamente com os vinhos da região. De culinária italiana, o restaurante Tia Lina, localizado no km 10 da Estrada do Vinho, é tradicional na história da cidade. Seu cardápio conta com diversas opções de antepastos, saladas, massas e outros combinados que servem até duas pessoas. Seus carros chefes são: a deliciosa lasanha ao forno recheada de presunto, queijo e bolonhesa; o frango desossado e recheado com calabresa fresca, milho, azeitona, bacon, biju de milho e mandioca; o suculento filé mignon à parmegiana, que acompanha arroz e fritas; e o nhoque ao sugo, com o clássico molho de tomate com um tempero que você só encontrará no restaurante Tia Lina.
Na Vila Don Patto, o restaurante português do centro gastronômico conta com diversos pratos tradicionais, além de receitas especiais como o Bacalhau no Pão Português (lascas de bacalhau com pimentão vermelho, cebola, alho, tomate, salsinha e brócolis gratinado com requeijão de corte em pão português). A choperia e a cervejaria com influência belga, além da boulangerie formam o combo ideal para quem deseja conhecer o melhor da gastronomia europeia sem sair do País. Com área total de 320 mil m², o espaço está instalado onde, em 1919, o bisavô de Tulio Patto, atual diretor do local, plantou a primeira muda de uva da família no País. A partir de então, o cultivo do fruto e a produção de vinho passaram a fazer parte da identidade familiar.
Para fugir um pouco do enoturismo, São Roque também oferece muita diversão para as famílias que viajam com crianças. O Ski Mountain Park une esportes radicais com uma encantadora paisagem. No complexo radical, estão disponíveis atividades como arvorismo, passeios a cavalo por trilhas ecológicas, paintball, torre de alpinismo, tirolesa, teleférico, tobogã, arco e flecha e, claro, a maior atração: as pistas de esqui e snowboard. Neste ano, como grande novidade, o Ski lançou a nova pista de esqui e snowboard do parque, que conta com 3 mil metros quadrados e 400 metros de comprimento e já é a maior pista do Brasil. Além das atividades típicas de montanha, o parque oferece ar puro e lindas paisagens a 1.200 metros acima do nível do mar, com toda a infraestrutura necessária para atender a família, incluindo restaurante, cafeteria, choperia, doceria, fraldário, berçário e ambulatório.
Seja com a família ou com os amigos, homenageie São Roque no Dia Nacional do Turismo e inclua a cidade em seu roteiro de viagem!
Deixe um comentário