Esse vinho veio pelo Clube da Winelands e é mais um daqueles que a gente tem que parar para provar com calma, porque tem bastante coisa diferente e informações que valem a pena para quem gosta de colecionar experiências. Primeiro, ele vem da Romênia. Já provei alguns de lá, mas sei que não são tão comuns e fáceis de encontrar. Segundo, porque é feito com uma uva bem conhecida, a Syrah, mas também com uma outra pouquíssimo encontrada, que é a Feteasca Neagra, uma uva considerada autóctone daquele país (ou seja, é originária de lá). Aliás, a região de Dealu Mare, de onde vem esse vinho, é a mais famosa e mais prestigiada do país em relação à produção vinífera.
São duas uvas que tem potencial de envelhecimento, o que dá para perceber claramente neste vinho, que é da safra 2015, mas que parecia ser bem mais jovem.
Outro ponto de atenção é, finalmente, os seus aromas e sabores, que têm as características da Syrah, como os pimentos, mas também um leve toque doce, como um marmelo, que provavelmente vem da Feteasca Neagra. É intenso, encorpado, com taninos bem presentes e que certamente precisa de uma boa comida para acompanhar. Me passou pela cabeça aquelas carnes com molhos bem escuros, também feitos à base de vinho, por exemplo.
Esse custa em torno de R$ 195,00 na Winelands e você pode ver mais sobre esse e outros vinhos que eles comercializam aqui.
Deixe um comentário