A Provence é a região produtora de vinhos rosés mais famosa do mundo. De lá vêm vinhos leves, com uma cor salmão claro bem característica e aromas e sabores incríveis, delicados e que combinam perfeitamente com um dia quente, feliz e com amigos.
Provar vinhos de lá é sempre uma delícia, pois apesar de serem parecidos na cor e até nas uvas que utilizam (até porque precisam seguir regras dentro da denominação), suas diferenças, que muitas vezes são realmente sutis, fazem com que seja sempre uma descoberta abrir uma garrafa de vinho Rosé da Provence.
E ao fazer uma matéria sobre rosés para a Revista de bordo da Avianca, eu provei esse, o Château Gassier “Epure” Mediterranee IGP 2016 (importadora Inovini).
A garrafa tem um rótulo bacana, simplista e bem resolvido e o vinho é bem interessante. Feito com uvas bem típicas da região como a Carignan, a Grenache, Syrah e a Cinsault e com uma diferente como a Caladoc, ele traz toques de frutas bem leves, com um leve floral ao fundo. Na boca tem um ótimo corpo com boa acidez, fazendo com que seja uma boa opção como uma entrada num happy hour ou até para acompanhar um prato, desde que não seja muito pesado. Sempre penso em um salmão ou atum para isso, mas dá para expandir e pensar em aves e até, quem sabe, uma carne, mas que seja leve de temperos.
Custa em torno de R$ 100 no mercado e vale a pena.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário