Os vinhos de Jerez não são muito consumidos aqui no Brasil, portanto pode ser que você nem tenha provado algum ainda. Então eu sugiro que prove, pois é um mundo à parte. Fino, Oloroso, PX (Pedro Ximenes), Solera, são só alguns dos tipos que você pode encontrar, e como já deve ter notado, são bem diferentes dos “tradicionais” que temos nos vinhos finos.
E uma das marcas mais conhecidas no mundo (se não for a mais conhecida) é o Tio Pepe (Importadora Inovini). Produzido há muito tempo pela González Byass em Jerez de la Frontera (bem ao sul da Espanha), é um vinho fortificado, que tem um toque salino típico dos vinhos Jerez Fino, mas que é fácil de beber e acredite, bem gastronômico. Neste caso, as uvas Palomino são fermentadas e depois recebe adição de aguardente vínica. Depois passam cerca de 4 anos em tonéis de carvalho para amadurecimento permanecendo sob um “véu de leveduras” que cresce espontaneamente na superfície do vinho. É um processo super característico da região e que vale a pena conhecer de perto.
Estive recentemente almoçando com o pessoal da importadora e pude conhecer um pouco mais da história, que você pode ver também no vídeo abaixo. Provei também esse vinho com alguns embutidos e deu muito certo (aliás, certo demais). Depois, até com o prato principal, uma rabada com polenta, ele não ficou para trás (embora o outro vinho, o Alfonso, tenha sido melhor. Mas isso eu conto em outro post).
O legal é que o Tio Pepe você encontra em muitos lugares para comprar. Tem até boteco que tem Tio Pepe em dose (e se encontrar, vale a pena provar. Vai gastar pouco).
Para quem curte experimentar diferentes tipos de vinhos, vale a prova com o Tio Pepe. Em breve conto sobre os outros do mesmo produtor que estão por aqui no Brasil.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário