Num dia frio, ou numa ocasião que tenha uma comida mais propícia, vale a pena abrir um bom vinho do Veneto, principalmente se for um Ripasso ou um Amarone. Esses vinhos são mais encorpados, em geral com uma graduação alcoólica mais alta e se for de qualidade, vai te dar um enorme prazer, pois são super aromáticos, encorpados e redondos. Daqueles que se desse, a gente ficava bebendo mais e mais (não dá por questões óbvias como teor alcóolico e preço também).
E foi só fazer um friozinho agora no final de agosto que eu corri abrir esse Ripasso DOC Monte Tabor 2015, da Fidora, que é importado pela Winelands aqui no Brasil.
Feito com as uvas típicas e autorizadas pela região – Corvina, Rondinella e Molinara – esse é um vinho que precisa ser aberto com atencedência, ou seja, abra a garrafa umas 2 horas antes de beber, para que ele “tome um ar” e apresente seus aromas e sabores mais fortemente.
Com aromas e sabores de frutas vermelhas levemente adocicadas e bastante intenso na boca, com um bom balanço entre a acidez e os taninos, é um vinho bem feito. Se combinado com a comida certa, que pode ser um polpetone com molho vermelho ou simplesmente um bom spguetti ao sugo, vai ficar ainda melhor. É para beber com calma e ir percebendo a sua transformação ao longo do tempo de aberto, que vai ficando melhor a cada minuto.
Aproveite o frio enquanto é tempo. Daqui a pouco estamos de volta com os rosés, brancos e espumantes.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário