Se você ainda não bebeu um vinho da Ucrânia (e acredito que a maioria ainda não bebeu), saiba que por lá, como em todos os países produtores, há vinhos bons e vinhos ruins. Aliás, lembro-me de uma visita que fiz ao Pomerol (Bordeaux) e bem ao lado de um super produtor de um Grand Cru estava uma senhorinha, que produzia pouco e que os vinhos foram praticamente os piores que eu já provei até hoje.
Então com a Ucrânia não vai ser diferente. Você pode encontrar vinhos medianos, mas também vai encontrar coisas bem boas, como esse Shabo Grande Reserve Cab Sauv/Saperavi/Merlot, que é importado pela Winelands aqui no Brasil.
As uvas Cabernet Sauvignon e a Merlot certamente são as mais conhecidas das tintas, mas a Saperavi é algo diferente, que também provavelmente é a que deixa esse vinho com características também especiais.
Ele é daqueles vinhos que me deixam intrigado. Logo ao abrir, até me parecia um vinho “comum”, mas que foi se abrindo e evoluindo de uma forma fantástica nos primeiros minutos em que ficou na minha taça. Apareceram aromas complexos, passando por frutas, mentas, especiarias e um toque de terra molhada ao fundo que se integrava super bem aos aromas anteriores.
Na boca ele também surpreendeu, pois com uma boa carne feita (propositalmente) com um pouco a mais de pimenta fresca, ficou fantástico. Melhorou ainda mais, deixando todo mundo encantado.
Vale a pena provar, não só para conhecer um pouco mais dos bons vinhos da Ucrânia, mas também para ter uma ótima experiência gastronômica.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário