Professor de História inova ao levar alunos do ensino básico para vinícolas

Recebi recentemente uma mensagem do Prof. Gil Karlos Ferri contando sobre esse projeto bacana que eu gostei bastante. Muito legal a iniciativa e espero que venham muito mais anos.

O texto original é do https://www.cafehistoria.com.br/escola-na-vinicola/ (Por Bruno Leal | Agência Café História)

 

Uma iniciativa pioneira está inovando no ensino de História em Anita Garibaldi, município de Santa Catarina com pouco mais de 8 mil habitantes. Trata-se do projeto “História & Vitivinicultura”, através do qual os alunos do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira estão conhecendo as vinícolas do Estado e aprendendo de maneira dinâmica. O projeto é desenvolvido desde 2015 pelo professor e historiador Gil Karlos Ferri – atualmente mestrando na Universidade Federal da Fronteira Sul de Chapecó – e conta com o apoio dos empresários do setor vitivinícola da região.

Vinicola Villaggio Bassetti
Professor e alunos na Vinícola Villaggio Bassetti em São Joaquim, Santa Catarina. Foto: Silvio Silveira Filho.

As saídas a campo compõem uma metodologia de ensino dinâmica, através da qual os alunos podem compreender diversos temas da disciplina de História. Durante a visita guiada às vinícolas, o professor, os proprietários e os enólogos contextualizam a produção do vinho através das diferentes sociedades e períodos, bem como trazem à tona a história da região onde o empreendimento está inserido, seus impactos socioambientais etc. (confira o artigo do Café História sobre História Ambiental). Os alunos também aprendem conceitos de economia agrícola e turismo, setores tradicionais e com alto potencial no estado de Santa Catarina. Após cada visita, que dura mais ou menos uma tarde, os alunos produzem um relatório no qual apresentam suas observações e aprendizados adquiridos durante a atividade extraclasse.

Villaggio Bassetti
Visita guiada a vinícola Villaggio Bassetti em São Joaquim, Santa Catarina. Foto: Maisa Borges de Freitas.

De acordo com Ferri, o ensino de História precisa ser dinâmico, atrativo e fazer sentido para a vida dos estudantes. Em conversa com o Café História, ele sublinhou:

– Acredito que a História seja, por excelência, uma disciplina dinâmica e envolvente; logo, seu ensino escolar precisa estar em sintonia com o que há de mais atrativo e significativo, do ponto de vista pedagógico e cidadão. A realização de saídas a campo é fundamental para ampliar os horizontes do saber através do que eu chamo de ‘aprendizado de experiência’. O projeto História & Vitivinicultura representa uma oportunidade a mais para impulsionar os alunos a uma postura mais crítica e emancipatória.


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