Acabei de ver um amigo postando uma foto de vinho no Facebook, onde ele dizia que “Não conhece o vinho, mas pelo preço, dá para levar de caixa”. Ele estava mais seguro pois era de uma região produtora de vinhos bem famosa e que dificilmente faz vinhos ruins, além de ele ser um conhecedor de vinhos, o que facilita a decisão, mas isso me fez pensar nessas “dicas” que damos de vez em quando, falando para levar de caixa.
NÃO, NÃO LEVE DE CAIXA!
Se você não conhece o vinho, se não bebeu ainda, não leve mais do que uma garrafa, por mais tentador que o preço possa ser. Imagina se você abre aquela primeira garrafa e descobre que aquele estilo de vinho não é o seu. Ou que ele “passou do ponto”, estando ainda bom para ser consumido, mas não do jeito que você gosta, mais encorpadão. Vai fazer o que com as outras garrafas?
Então se você encontrar uma promoção pela frente, sugiro que fique calmo, leve uma garrafa, prove rapidamente e tente depois, se gostar é claro, comprar mais.
E fique tranquilo. O nosso mercado – feliz ou infelizmente – faz promoções TODOS OS DIAS. Se você perder uma, em breve aparece outra oportunidade.
E lembre-se que uma das graças do vinho é justamente a diversidade, a possibilidade de se beber vinhos feitos com a mesma uva, mas que ficam muito diferentes no final, ou até mesmo poder fazer uma refeição começando com espumante, passando por brancos e depois indo para os tintos. Se estiver disposto a gastar um pouco mais, pegue uma garrafa de cada vinho em promoção e faça uma festa com eles. Vai ficar legal.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário