Cavas Gramona – Artesãos do Tempo

Para quem está acostumado a beber Cavas (os espumantes espanhóis), já deve ter se deparado com vários tipos e qualidades. E como em qualquer lugar produtor de vinhos, algumas marcas se destacam. Neste caso, podemos facilmente dizer que a Gramona é uma das máximas expressões de qualidade desse tipo de espumante.

Situada na região de Barcelona, aos pés da cordilheira de Montserrat, às beiras do Mediterrâneo e no coração de Penedès, eles produzem há mais de 125 anos espumantes que são tidos como verdadeiras jóias.

Diferenciados pelo seu aroma e sabor, desde os mais “básicos” até os mais tops, os Gramona são daqueles Cavas que valem a pena serem apreciados com calma, se possível com uma boa comida para acompanhar e claro, com uma boa companhia.

Provei recentemente 3 deles: o La Cuvee Reserva Brut, o III Lustros e o Imperial. Uma experiência inesquecível, principalmente por ter sido harmonizado com a sempre boa comida do restaurante Vinheria Percussi, de São Paulo. Principalmente o III Lustros e o Imperial possuem características tão elegantes que são frequentemente comparados a champagnes. E não é para menos, pois aromas de panificação, fermento, frutas brancas leves são muito presentes. Na boca é leve, fácil de beber e harmoniza perfeitamente com massas recheadas de carne, um bom molho de cogumelos ou peixes até mais gordos como salmão.

Se quiser conhecer mais sobre a Gramona, entre no site deles, que é um show. E veja o vídeo abaixo pra entender o carinho que os caras têm pelos seus espumantes.

Os Cava Gramona são importados pela Casa Flora no Brasil.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *