Estive recentemente em um almoço com a proprietária da Vinícola Tedeschi, que fica na região de Valpolicella, onde se produzem os famosos vinhos Amarone. Para quem ainda não conhece, é um vinho bastante cultuado no mundo inteiro e que é feito à base de uvas que são parcialmente passificadas, perdendo líquido e guardando doçura. Isso dá um caráter único para esses vinhos, que inclusive têm uma Denominação de Origem muito rígida para o controle de qualidade deles.
Neste dia pude provar alguns de seus melhores vinhos e comprovar facilmente a qualidade que a Tedeschi tem e que é amplamente reconhecida nos mercados onde está.
De todos os Amarones provados praticamente às cegas (e olha que tinha alguns inclusive mais antigos) eu gostei muito do 2009, que é a safra que está hoje na Grand Cru para venda. Obviamente que um vinho desse não custa barato, mas talvez para uma celebração especial valha a pena. Você pode ver mais sobre ele aqui.
Eles também fazem um bom Ripasso e fiquei sabendo que o Valpolicella Superiore é legal (esse eu não provei). Então se está em busca de uma dica de vinho especial para o final de ano, aí está.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário