Talvez a Sardenha não seja a região italiana mais conhecida ou mais cultuada quando se fala em vinhos, mas os mais atentos já perceberam que sai coisa muito boa de lá.
Eu tenho boas experiências com os vinhos dessa região e com o Samas IGT 2014 não foi diferente. Esse é feito com as uvas Vermentino (80%) e Chardonnay (20%) e eu achei uma delícia. Fresco, leve e fácil de beber. Tem um toque cítrico bem discreto que vem junto com aromas e sabores frutados, tudo com uma excelente acidez.
Dá para beber ele devagar, acompanhando inclusive a sua evolução na taça (mas para isso dê uma boa resfriada nele, pois nesse calor, ele vai perder a temperatura rapidinho), mas eu gostei mesmo foi quando ele acompanhou o meu almoço, que foi um belo spaghetti com molho branco, abobrinha, tomate e azeitonas. A acidez do vinho foi essencial para quebrar a gordura do molho, deixando o conjunto uma delícia, daqueles que quando acaba na boca você já quer mais.
O Samas IGT 2014 é produzido pela AgriPunica (que faz também o Barrua e o Montessu) e é importado pela Ravin no Brasil. Custa R$ 228,00.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário