Quer beber um bom barolo? Então conheça os vinhos da Rivetto

Quem já bebeu um bom Barolo (vinho feito com a uva Nebbiolo na região do Piemonte, na Itália) sabe que são especiais. E como trata-se de um vinho que não é barato, quando decidimos comprar uma garrafa é bom estarmos bem atentos para saber o que comprar e não perder dinheiro.
E recentemente eu estive com um produtor de lá, o Rivetto (importado pela Cantu), provei os vinhos dele e gostei bastante. Se você estiver em busca de uma dica de algo bom dessa região vale a pena conhecer o Rivetto.
Desde os seus vinhos mais “básicos” como o Barbera até o seu Barolo top, podemos perceber uma excelente qualidade e potencial para envelhecer. Provei também o Dolceto d’Alba Ercoline (R$ 138,93) um vinho bem frutado, na boca tem uma explosão de aromas.
rivetto_garrafasJá o Barbaresco Cé Vanin 2008 era outra coisa diferente, mas muito boa: vinho bem evoluído e com toques de toffe, caramelo. Lembrava até um vinho fortificado. Para beber com calma.
E se quiser ficar com um que vai fazer bonito em qualquer reunião, o vinho é o Barolo Serralunga Rivetto DOCG 2008, com taninos muito finos e uma harmonia entre a potência e a fineza impressionantes.
Se estiver pretendendo viajar para a Itália e conhecer a vinícola, não deixe de provar o espumante de Nebbiolo que fazem lá, que é demais. Eles cortam a pontinha do cacho da uva para fazer esse espumante. Tira isso para que use a parte mais ácida e o resto do cacho sai só depois, para fazer o vinho Barolo.
São só 6 vinícolas que fazem esse tipo de espumante e esse deles fica 45 meses em fermentação.
Agora é só preparar a festa e ser feliz!
Um abraço
Daniel Perches

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *