Às vezes é preciso um acaso para perceber o potencial de um bom vinho. Aconteceu isso comigo com o Herdade da Ajuda Premium neste final de semana e foi bom para eu ficar atento.
Abri o vinho e fui logo servindo. Estava na temperatura correta e eu tinha uns bons acompanhamentos para ele. Senti que o vinho era legal, mas nada de tão especial assim e até um pouco pesado. Mas como eu disse, o acaso pode nos ajudar e neste dia eu guardei metade da garrafa para beber no dia seguinte (só com a rolha mesmo, nem tirei o ar nem nada). Abri novamente o vinho sem grandes esperanças e não é que ele estava muito melhor do que no dia anterior?
Com o tempo de aberto ele evoluiu e ganhou uma complexidade de aromas e sabores incríveis. Ficou com aromas tostados e lembrando baunilha e na boca ficou macio, muito gostoso de beber.
Não tive dúvidas, busquei um queijo parmesão curado que eu tinha e mandei bala nos dois e a combinação ficou incrível.
Portanto, meus amigos, se comprarem esse vinho, sugiro abrir antes e deixar um tempo no decanter (pode deixar umas duas horas pelo menos). Vai ver que ele vai melhorar bastante.
O Herdade da Ajuda Premium Tinto 2009 é feito no Alentejo pela vinícola Herdade da Ajuda, sendo 100% da uva Alicante Bouschet.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário