Na apresentação do Guia Descorchados* deste ano eu conheci o Manuel, um senhor de Bigodão que estava lá meio perdido, mas que foi praticamente o destaque da festa. Ele estava apresentando o seu vinho “Pipeño” e contou a sua história ao fazer esse vinho.
Pipeño é como se fosse o nosso “vinho de garrafão”, mas lá no Chile é feito com uva vinífera, um pouco melhor, neste caso a País (que é uma uva que foi usada por muitos anos para se fazer cortes com outras uvas). Em um ato de coragem, ele resolveu fazer um bom vinho “pipeño”, engarrafar em vasilhames de 1 litro (ao invés de 750ml) e vender para o mercado. E não é que deu certo?
O vinho do Senhor bigodão é bem interessante. Leve, sem grandes pretensões, é daqueles para você beber gelado e sem pensar muito. Coloque no copo ou na sua taça, beba e seja feliz. É leve, tem bons aromas e pouca graduação alcóolica. Não precisa harmonizar com nada, só com bons amigos e com um dia quente.
Já está no Brasil e recomendo que prove, sem preconceitos. Nada de ficar avaliando aromas e sabores. Beba e seja feliz. E se não gostar, reclame com o Bigodão! Se quiser saber mais, veja o site do Cacique Maravilla.
Um abraço
Daniel Perches
*O Guia Descorchados é uma publicação anual que pontua vinhos chilenos, argentinos, uruguaios e na próxima edição incluirá alguns vinhos brasileiros.
Deixe um comentário