Os vinhos do Porto são únicos no mundo. Você pode até beber um vinho fortificado de outro país, mas algumas características de aromas, sabores e qualidade só são possíveis de serem encontradas em Portugal, mais especificamente no Douro.
E se você estiver pensando em se aprofundar no tema, vai ver que esse mundo é fantástico. Vale a pena provar de todos os tipos (LBV, Tawny, Ruby, etc). Eu gosto muito de vinhos do porto e quando estive em Portugal, em Setembro deste ano, visitei a Quinta dos Murças, que faz um que eu adoro, que é o Tawny 10 anos.
A Quinta dos Murças tem uma tradição muito bacana com esse vinho e que é fácil de perceber. Alguns dizem que é o local onde é produzido (Covelinhas), outros dizem que são as vinhas velhas e as variedades, outros dizem que é a forma como é feito. Apesar de eu visitar a vinícola e os vinhedos, não consegui chegar a uma conclusão e sinceramente, o que me bastou foi poder beber esse vinho em algumas refeições.
E o que faz dele especial pra mim é a sua delicadeza e forma como envelhece, mesclando as características de um vinho relativamente “jovem” com toques de complexidade de vinhos bem mais velhos (e mais caros).
Essa quinta ainda não está aberta a visitação, pois foi recentemente comprada pelo grupo do Esporão e eles estão preparando uma casa que servirá de recepção para os visitantes. Por enquanto fica só a dica do vinho, que é importado pela Qualimpor aqui no Brasil. E se encontrar, prove também o azeite deles. Algo bem especial.
Veja algumas fotos da minha visita por lá.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário