Tem champagne guardado e não sabe se está na hora de abrir?

Champagne é um tipo de vinho que pode ter uma longa vida dentro da garrafa. Há alguns vintages que duram décadas e quando são abertos, parecem até que foram feitos há poucos anos, esbanjando acidez, um monte de borbulhas e aromas sem fim. Mas como acontece com os vinhos, esses borbulhantes não são diferentes e os mais longevos são a minoria e infelizmente,, bem caros.

Então se você tem uma garrafa de champagne há algum tempo guardada, vale a pena revisar sua adega, pois você pode estar perdendo o melhor que ele pode oferecer.

Para facilitar a memorização, replico aqui o que ouço frequentemente dos produtores: Os champagnes são colocados no mercado sempre no seu auge, então teoricamente, o melhor é que você consuma no ano que chegou para você. Em geral os Bruts e Rosés non Vintage ficam 3 anos guardados e os Vintages ficam um pouco mais, variando bastante dependendo da safra e de como foram vinificados (mais tempo em madeira, tipo de fermentação, etc).

Note, por exemplo, que em geral as casas de champagne soltam seus vintages ao mesmo tempo, “inundando” o mercado com suas garrafas do mesmo ano. Nos anos passados vimos bastante Vintage 2004 chegando, se você se lembrar bem. Estavam todos prontos para beber.

Mas o que vai acontecer se você guardar por muito tempo? Bem, pode ser que aconteça o mesmo que se passou comigo, quando abri esse Michel Gonet Blanc de Blancs 1998. Já estava “passado”, com bem pouco perlage, aromas lembrando até o oxidado e quando ficou mais quente na taça, parecia até um Jerez. Eu adorei e não vou me esquecer da experiência, mas sem dúvida esse champagne era bem diferente há uns 5 anos.

 

champage_michel_Gone_1998

 

Então não perca tempo, vá até a sua adega e reveja tudo o que tem. O final de ano está chegando e oportunidades não faltarão.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

36 respostas para “Tem champagne guardado e não sabe se está na hora de abrir?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *