Começando a contar a minha viagem por Portugal e Espanha

Nos últimos dias (setembro/2014) eu estive em Portugal e na Espanha. Passei pelo Douro e pelo Alentejo, duas terras famosas pelos vinhos produzidos e depois fui até Barcelona para conhecer a vinícola Freixenet.

Foram 10 dias de viagens, várias visitas e um pouco de passeio. Durante esse período eu aprendi bastante coisa sobre os vinhos e casas que visitei, conheci novos rótulos e pude ouvir um pouco dos produtores sobre essa nova safra, a de 2014, pois estive lá em plena colheita.

E visitar as regiões produtoras de vinhos durante esse período é uma loucura, pois obviamente estão todos sempre muito atarefados, mas tem também seus benefícios. Pude fazer duas coisas que me marcaram muito.

Uma foi a colheita, que mesmo que só “simbólica” (colhi duas fileiras de uvas), foi muito interessante ver como o pessoal trabalha, principalmente no Douro, onde as montanhas são íngremes e não é nada fácil fazer esse trabalho.

Outra experiência muito legal foi a pisa a pé, uma técnica muito antiga para a produção dos vinhos, mas que ainda é utilizada para o vinho do Porto. Ver toda aquela gente trabalhando por horas a fio, com o objetivo de fazer o melhor possível para que o vinho saia perfeito é no mínimo emocionante.

Nos próximos posts vou contar sobre essas experiências e sobre as vinícolas que visitei e os vinhos que provei. Espero que goste e que ajude a escolher seus rótulos.

Volto pra casa já com saudades do calor do Douro, da frenética e linda Barcelona e da animação dos produtores ao verem suas uvas chegando nas vinícolas. E que venham logo os vinhos de 2014.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *