Que os vinhos do Uruguai são interessantes, eu já sabia. Eu já estive lá e tenho um contato frequente com produtores e com os produtos deles. E certamente vai além do Tannat, a uva ícone deles e que faz com que o país seja conhecido e reconhecido no meio dos apreciadores de vinhos.
E por conta da união dos produtores, o Brasil recebeu recentemente um tour que passou por várias cidades, chamado “Tannat Tasting Tour 2014“. A ideia era apresentar os seus vinhos dessa casta, mas também mostrar que o Uruguai pode fazer mais. E mostrou. Eu provei vários vinhos e relembrei alguns muito bacanas como os do Carlos Pizzorno, da Bodegas Carrau, Bouza, Familia Deicas, Filgueira e muitos outros.
Eu gosto bastante dos vinhos do Uruguai e acho que eles merecem um bom destaque em nossas adegas. Além de serem, em sua maioria, bem produzidos, com cuidado e dedicação, têm um bom preço.
Em breve eu conto mais sobre alguns que me chamaram a atenção, mas para adiantar, sugiro que não perca o Primus, da Pizzorno, o Sauvignon Gris da Filgueira e o Pinot Noir da Narbona. Esses ficaram na lembrança e são vinhos que eu certamente beberei novamente, com calma e atenção.
E se você vai fazer um churrasco e está querendo sair da linha do Malbec, um bom Tannat uruguaio é certamente uma excelente solução!
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário