Os vinhos da Allegrini mudaram de importador e agora estão na Inovini. Bastante conhecidos (e reconhecidos) no Brasil, são 4 vinícolas na Itália que compõem o portfólio, duas no Vêneto e duas na Toscana.
Na região do Vêneto, mais precisamente em Valpolicella, está a primeira e principal vinícola do grupo, também chamada de Allegrini – sobrenome da família proprietária – e também a Corte Giara, lançada em 1989, que se diferencia por ter uma abordagem moderno-jovial. As outras duas vinícolas estão na Toscana, uma especificamente em Bolgheri – Poggio al Tesoro – e outra em Montalcino – San Polo.
Eu, que não sou bobo, gosto muito dos vinhos. Bem feitos, redondos e na maioria das vezes prontos para o consumo, são vinhos que deixam a adega bem mais feliz.
Veja mais informações sobre cada uma das vinícolas da Allegrini.
Allegrini
Uma das mais prestigiosas regiões vitivinícolas da Itália, Valpolicella se dedica à produção de vinhos desde a Antiguidade, como a etimologia de seu nome sugere: Val Polis Cellae, que significa “vale de muitas adegas”. A região está localizada na porção leste de Vêneto, entre Verona e o Lago de Garda. Hoje, a vinícola Allegrini possui sete vinhedos (Palazzo della Torre, La Grola, La Poja, Villa Carvarena, Fieramonte, Monte dei Galli e Vila Giona) que são legítimos Crus e garantem uvas de alta qualidade para os seus vinhos.
Corte Giara
Localizada também na região do Vêneto, a linha de vinhos Corte Giara foi lançada em 1989 e se diferencia por ter uma abordagem moderno-jovial. O objetivo desta linha é produzir vinhos para o consumo cotidiano, mas que respeitam as tradições e a identidade do Vêneto. Parte das uvas que geram os Corte Giara provém do vinhedo Naiano, uma propriedade de 33 hectares situada em Cavaion Veronese. Nesse vinhedo são cultivadas típicas variedades venetas com técnicas de agricultura sustentável.
Poggio al Tesoro
Situada na Toscana, mais especificamente em Bolgheri (uma região bastante próxima do mar e relativamente nova na produção de vinhos de alta qualidade na Itália), a vinícola Poggio al Tesoro foi fundada em 2002. Os vinhos tem personalidade, expressam força, complexidade, elegância e profundidade típicas da região. A vinícola possui hoje 70 hectares de vinhedos. Muito do sucesso da casa pode ser creditado ao visionário e saudoso Walter Allegrini, o viticultor de Valpolicella que amava Bolgheri e foi o grande entusiasta e incentivador da família acerca dos investimentos na Toscana. Walter sempre esteve envolvido e foi o gestor dos vinhedos da família.
San Polo
A San Polo também fica Toscana, mas na região Montalcino – uma região vinícola considerada referência ao redor do mundo. Sua posição geográfica lhe permite ser considerada uma das áreas mais apropriadas para o cultivo da uva Sangiovese. A Allegrini adquiriu a San Polo em 2007. O objetivo da Allegrini, que já começa a mostrar resultados, é transformar a San Polo em uma das melhores casas de Montalcino. A San Polo é uma vinícola boutique. Possui 22 hectares, dos quais 16 estão plantados com vinhedos, cuja densidade varia de 4 mil a 7 mil vinhas por hectare, o que garante baixa produção e alta qualidade. A adega foi construída abaixo da terra. Com isso, sua temperatura é perfeita e naturalmente estável. A porosidade das pedras utilizadas na construção da sala de barricas regula a acumulação de umidade perfeitamente. Como resultado, a adega foi oficialmente declarada ecológica, ambiental e economicamente sustentável.
Deixe um comentário