Um dos vinhos brancos mais interessantes, para mim, é o Gewurztraminer. De nome difícil de se pronunciar e escrever, essa uva se desenvolve com características tão legais e distintas em cada uma das regiões, que só provando para se perceber como isso é evidente.
E na Alsace, na França, ela é rainha, fazendo vinhos exuberantes, cheios de aromas e sabores. Provar um bom Gewurztraminer de lá é uma experiência que merece um tempinho de atenção com o vinho, para sentir tudo o que ele pode apresentar.
Foi isso que eu fiz com o Cave de Ribeauvillé Gewurztraminer Terroirs 2012, que é importado pela Chez France no Brasil. Mesmo depois de ter provado vários vinhos do portfólio deles (e gostado de vários), esse me chamou a atenção.
Além das frutas em calda, ele traz um toque resinoso muito interessante e que eu diria até intrigante. Na boca é estruturado, pelo menos mais do que os que eu tenho provado dessa uva.
É gastronômico, mas dá tranquilamente para beber ele sozinho e vai trazer sem dúvida muito prazer. Por ele ser bem intenso, você vai provavelmente bebê-lo devagar, aprecisando, pois o seu retrogosto fica na boca por muito tempo.
Gostou da ideia? Então se provar me conte. Ou me dê dicas de outros Gewurztraminer bons.
Abraços
Daniel Perches
Deixe um comentário