Aliara, da Odfjell. Um vinho para beber com carinho

Antes de começar a falar sobre o vinho, vamos esclarecer uma coisa para você não ficar confuso, a Odfjell é uma vinícola chilena, mas esse nome não remete em nada ao espanhol, certo? Sim, certo, mas é porque esse nome é norueguês e vem da família Odfjell, que foi para o país e fundou a vinícola com seu sobrenome. Tudo mais claro agora?

E com uma filosofia orgânica, eles produzem belos vinhos, que sempre me agradaram (veja os outros vinhos deles que já provei aqui) e agora tive a oportunidade de provar uma outra linha que eu ainda não conhecia, que é o Aliara. Provei algumas safras (que infelizmente não estão mais sendo comercializadas atualmente) e pude ver a evolução do vinho, que mudou bastante a sua composição, que anteriormente tinha muito Cabernet Sauvignon e passou a ter mais Carignan.

Mas independente dos percentuais de uvas, o mais impressionante desse vinho é a maciez dele na boca. Conversei com o Sr. Laurence Odfjell, Executive Chairman da vinícola e falei que estava sentindo uma maciez na boca além do que estava acostumado, principalmente com os vinhos do Chile. Ele me disse que isso felizmente é proposital e que o enólogo disse para ele que trataria desse tema especificamente há alguns anos.

O resultado é um vinho realmente muito macio, extremamente bem cuidado, daqueles que a gente tem vontade de beber com calma, devagar e com uma boa comida. A safra atual vendida na World Wine é a 2009 e se você puder provar, eu recomendo que faça. Vale a pena. Veja abaixo um pouco sobre as outras safras, caso você tenha em casa alguma delas guardada.

aliaraAliara 2001
Toques já evoluídos mas bem interessantes. Na boca ainda está bem vivo e com bastante acidez. Potente e muito marcante. Com o tempo evoluiu muito, parecendo com um Bordeaux antigo. Belíssimo!

Aliara 2005
Muito diferente, com composição completamente diferente de uvas. Já mostra mais um toque chileno, mais adocicado, mas ainda assim não é enjoativo.

Aliara 2007
Pareceu ainda um pouco fechado, mas bem denso. Na boca é muito concentrado, com frutas negras e com menos adocicado.

Aliara 2008
No nariz parece mais pronto e na boca um pouco mais magro e mais ligeiro.

Aliara 2009
É a safra que está sendo vendida atualmente e custa 147,20. No nariz está com as frutas já maduras e na boca está muito redondo. Parece muito pronto para ser bebido agora e um belíssimo vinho. O melhor da degustação.

Aliara 2010
Obviamente mais jovem, mas parece que não tem todo o corpo do 2009 e nem a maciez do anterior. Ainda precisa de tempo na garrafa. É bom que esperem mesmo.

 

Continuo fã da Odfjell e dos seus vinhos. Dos mais básicos aos mais tops, principalmente dos feitos com a Carignan.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

4 respostas para “Aliara, da Odfjell. Um vinho para beber com carinho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *