Salentein Pinot Noir Reserve 2011 – um belo vinho da Argentina

Que a uva Pinot Noir é difícil de ser cultivada, isso é sabido (ou se você não sabia, dê uma busca no Google e verá que isso é verdade). Mas eu sempre penso que se você decide fazer algo, que faça então bem feito. Se quer plantar Pinot Noir, tudo bem, mas que seja então um bom vinho. Não é o que a gente vê por aí em geral, mas no caso da Salentein, tenho que tirar o chapéu. Apesar de pouco reconhecido (pelo menos pelas pessoas que conheço), esse Pinot Noir é para mim um dos melhores da Argentina.

Salentein Pinot Noir Reserve 2011E para dar uma declaração dessas, preciso estar realmente bem amparado. Já bebi esse vinho algumas vezes, tanto lá na Bodega Salentein quanto aqui no Brasil e sempre me admiro com ele. Com aromas leves de frutas e com um toque de madeira ao fundo, é bem elegante. Na boca também é leve, mas ao mesmo tempo mostra toda a característica da região do Valle do Uco, em Mendoza, que traz certa potência, boa quantidade de álcool e um final bem marcado.

Os mais puristas que me perdoem, mas eu gosto mesmo é de beber esse vinho sem nenhum acompanhamento, só degustando ele sozinho. Mas se alguém quiser fazer alguma recomendação de harmonização, por favor fiquem à vontade e mandem as sugestões. Tenho certeza que dá para fazer muitas combinações. Eu é que tenho meus momentos de apreciação e acabo não colocando nada para acompanhar.

Esse é importado pela Zahil e custa R$ 78,00 pelo site. E se for a Mendoza, vale a pena a visita à bodega, que tem uma sala de barricas muito legal, com uma acústica de impressionar. Dá para ficar no meio da sala e falar como se estivesse falando para uma multidão em um microfone. Além disso, se der sorte, você pode ir em um dia que tem consertos de piano por lá. Uma maravilha.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

3 respostas para “Salentein Pinot Noir Reserve 2011 – um belo vinho da Argentina”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *