Verão tem que ter Cava para refrescar. Esses espumantes espanhóis têm uma característica em comum que combinam perfeitamente com a estação, que é o frescor e a leveza.
Pensando nisso eu me abasteci com alguns rótulos e o Cava Galda Brut foi um deles. Esse eu comprei em uma promoção do Sonoma, mas é fácil de encontrar em outras lojas também.
Feito com as uvas clássicas da região – Macabeo, Parellada e Xarelo – é um espumante de cor bem levinha, bolhinhas nervosas e aromas e sabores muito agradáveis. Pêssego, manga e um pouco de cítrico é o que se percebe tanto na boca quanto no nariz, mas o que vale mesmo a pena desse espumante é gelar ele bem e abrir como aperitivo. Dá até para beber ele sozinho, de tão agradável que é.
Se quiser fazer o teste, tente isso com os amigos em um começo de reunião: sirva as taças só para o brinde inicial (e se você não tem esse hábito, sugiro que pense nisso. É um ritual muito interessante). Você vai ver que antes de servir as comidas de entrada, já vai ter gente pedindo mais.
Mas se quiser harmonizar, as comidas leves é que vão bem aí. Camarões, patês leves, queijos sem cura ou com casca branca e a clássica salada são os que me aparecem agora como bons candidatos, mas a versatilidade do Cava Galda vai bem além. É só deixar a sua imaginação fluir um pouco que verá que dá para combinar com muito mais coisas.
Então não passe calor. Cava neles no verão!
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário