Falar sobre o calor durante o verão é desnecessário. Acho que até nas regiões mais frias a situação não está para casaco. Então vamos pular essa parte e ir direto ao ponto: verão = vinho refrescante e gelado. Guarde seus vinhos tintos corpulentos para aquele dia que você puder sentar à mesa sem suar e sem querer tirar a roupa (e estou falando só de temperatura externa, ok?).
E nessa vibe eu fiz uma boa compra de vinhos brancos de uma das minha uvas favoritas, a Sauvignon Blanc, lá na loja da Wine.com.br. Os caras têm uma boa variedade e estavam com um desconto extra em Dezembro, que eu não hesitei. Foram 4 vinhos brancos comprados e esse, o Doña Paula Los Cardos Sauvignon Blanc 2012 foi o último a ser aberto. Não por preferência, mas por conveniência. Saia um da adega, entrava outro para ser gelado e preparado para o dia do abate.
Então chegou uma sexta-feira com um calor absurdo e eu estava em casa preparando o almoço (sim, estava ainda de “meias férias”) e lembrei dele. Em menos de 1 minuto estava em minha taça, pronto para ser degustado. E o vinho é bem bacana. Aromas leves e bem marcados de frutas brancas, maracujá e um pouco de grama, acidez muito bem marcada e realmente um frescor muito legal para o calor. É daqueles vinhos que você bebe e ele desce refrescando tudo e aí, obviamente, você já quer um novo gole. O resultado foi bem nítido: antes de terminar de preparar o almoço, eu já tinha matado meia garrafa.
Como qualquer vinho, é possível harmonizar com vários tipos de comida. Eu harmonizei com o calor e deu muito certo. E se você também está sofrendo com o calor, recomendo esse e outros brancos leves, rosés e espumantes. Fique tranquilo que o tempo dos tintos virá e você poderá abrir aqueles que estão em sua adega. Por enquanto, o melhor mesmo é se refrescar.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário