Com o calor que anda fazendo por aqui, nada mais justo do que deixarmos as nossas garrafas de vinhos tintos mais encorpados descansarem um pouco e colocarmos na frente as de rosés, brancos e espumantes. Frescos e em geral leves, esses são sem dúvida mais indicados para os dias quentes.
Seguindo esse preceito, eu estou fazendo uma rapa na minha adega. Apesar de eu gostar mais de espumantes e brancos, esses representam um percentual pequeno do meu estoque.
E um deles era o Ala Negra Malbec Rosé, feito na Argentina pela Bodega Corvus, em Mendoza e mais especificamente em Lunlunta. Esse vinho chegou para mim numa das seleções mensais da Winelands, o clube de vinhos que eu assino e que manda sempre uma caixa com 4 vinhos diferentes, o que me agrada bastante. Vem sempre um espumante, um branco, um rosé e um tinto. Aí dá para provar, conhecer e se gostar, aí sim comprar mais garrafas repetidas.
Pois bem, vinho devidamente gelado, aberto e provado. A princípio achei ele um pouco mais doce no nariz do que eu gostaria que fosse, mas depois acabei me acostumando e esse aroma também foi se misturando com um toque de rosas e ficando mais interessante.
Na boca a sua acidez é bem bacana, tornando o vinho fácil de beber e sempre chamando para o próximo gole, o que aliás pode ser um perigo, pois é sempre bom beber com moderação.
Resumindo, um vinho fácil de beber, alegre, vibrante e com toda a cara de verão. Para acompanhar queijos, entradinhas e até um frango temperado e empanado (que foi a minha escolha para o jantar) ele vai bem.
Esse foi um dos vários rosés que espero beber neste verão. E independente de datas de começo e fim de estação, enquanto estiver quente, estarei com um bom rosé na taça.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário