Como eu falei lá no Instagram, está aberta oficialmente a Temporada de Degustações de Verão. Sim, afinal de contas o calor está chegando mais forte a cada dia, o final do ano se aproxima, as férias, as festas e tudo mais. E isso, pelo menos para mim, está intimamente associado a beber vinhos leves, frescos. Isso engloba praticamente toda a categoria de brancos, rosés e espumantes.
E por conta disso eu abri o Casa Silva Reserva Rosé 2011, que veio para mim na seleção do mês da Winelands, o Clube de vinhos que eu assino. Aliás, uma boa seleção, que contou ainda com um Cava (espumante espanhol), um branco que eu queria provar faz tempo e um tinto da Casa Silva.
Esse Rosé me surpreendeu. Eu acho até que já tinha provado ele lá na Casa Silva mesmo, que fica no Valle do Colchagua, no Chile e está sob a direção de um chileno que mais parece brasileiro, o Mario Geisse (o mesmo dos espumantes Geisse, feitos no Brasil).
Feito com Carmenere, Syrah e Sauvignon Gris, é um vinho muito alegre. Cor bonita, lembrando uma rosa-chá já me chamou a atenção. No nariz tem uma fruta vermelha fresca, tipo morango, muito bacana, mas misturado com um toque mineral. Na boca é leve, com uma excelente acidez e de novo o toque mineral.
Para acompanhar umas entradinhas ou só um happy hour é bem bacana. Aliás, me lembrou de fazer uns tapas, aqueles aperitivos espanhóis, conhece? Acho que vai ficar ainda mais legal o meu happy hour.
Ótima pedida e veio em boa hora. Já vou colocar o meu branco para gelar e a partir de agora, a maioria dos vinhos que eu vou provar em casa serão desse tipo. E que venha o calor, porque eu estou pronto!
E você, bebe vinhos mais leves no verão? Tem alguma dica imperdível? Manda pra mim.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário