Como acontece todo mês, a Confraria Brasileira de Enoblogs (ou mais conhecida como CBE) tem um tema. Cada mês é a vez de um decidir o que os outros vão beber e temos 1 mês inteiro para encontrar o vinho e provar.
Não tem reunião física (infelizmente, porque seria legal encontrar todos), mas sim virtual. E para novembro o tema é Rosé do Velho Mundo, de qualquer valor e quem escolheu foi o meu amigo Alexandre Frias (Enoblogs/Diário de Baco). Sei que ele gosta bastante de vinhos refrescantes e leves, então com certeza é um bom tema e que vem bem a calhar, já que no Brasil temos muito mais dias quentes do que frios e um rosé no final do dia é algo realmente refrescante.
Eu escolhi o Chateau Bas Cuvée Saint Césaire Rosé 2011 mas esse eu comprei na França mesmo, em Paris, quando estive lá. Visitar Paris para mim é visitar a loja Lavinia, uma loja que fica no Boulevard Madeleine (perto da Fauchon e relativamente perto da Galeria Lafayette).
Feito com as uvas Grenache e Syrah, é um corte fácil de encontrar da Provence. Por lá eles são famosos pelos seus rosés, que em geral são clarinhos e bem delicados, como é o caso desse Cuvée Saint Césaire. Frutas vermelhas de leve e ervas é o que se encontra no nariz. Na boca ele é leve, mas não é aquele levinho que “some na boca”. Ele tem bons taninos e bastante força.
Não é o melhor rosé que eu já provei, mas achei bem típico da região. Na França uma meia garrafa estava custando 6,20 EUR e eu nem sei se está disponível no Brasil, mas deve ser um vinho não muito caro.
Para resumir, diria que é elegante e com um toque de complexidade.Vale a pena beber com calma e pensar nele. Veja aqui o site do produtor.
Um abraço e até a próxima CBE.
Daniel Perches
Deixe um comentário