Venho provando alguns vinhos da Lovara, uma vinícola brasileira pequena que fica no Vale dos Vinhedos. Provei o Chardonnay que gostei bastante e depois o Gran Lovara, que é um bom vinho, mas não foi o meu preferido, e agora foi a vez do Merlot 2012.
Obviamente, os varietais, como é o caso deste Merlot, ficam abaixo do Gran Lovara, que é o vinho top deles e eu tinha esse e o Cabernet Sauvignon para provar. Optei por deixar o Cabernet para depois pois fazia já algum tempo que eu não provava um Merlot brasileiro. Só para contextualizar, a uva Merlot é considerada por alguns a nossa “uva ícone”, pois teve uma boa adaptação por aqui, principalmente na serra gaúcha e mais especificamente no Vale dos Vinhedos.
Eu não sou muito a favor de rotular dessa forma, mas isso é um assunto que pode ser discutido em outro momento. Agora quero falar um pouco sobre esse vinho que eu gostei bastante. Segundo a descrição do produtor, o vinho não passa por madeira para preservar as características. Se isso realmente não acontece, esse Merlot é ainda melhor do que eu já tinha analisado, pois é bem macio e potente ao mesmo tempo. Tem até umas notas de chocolate e mais adocicadas, que podem sim vir da fruta (e a Merlot tem essa característica), mas em geral a gente encontra quando tem um vinho que passa por carvalho.
Mas independente de como é vinificado, o Lovara Merlot foi um dos meus preferidos até agora, de toda a linha, ganhando até do Gran Lovara. Achei que é um vinho mais autêntico, fácil de entender e de beber e muito honesto.
Pelo que pesquisei na internet, esse vinho está custando abaixo de 30 reais. Se encontrar por esse preço, sugiro que compre e prove. Dentro dessa faixa de preço ele concorre facilmente com outros um pouco mais caros.
E agora vamos para o Cabernet Sauvignon, que em breve eu provo.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário