Já fazia um tempo que eu não bebia um Merlot. Da África do Sul então, nem me lembro quando foi a última vez. E como eu estava querendo um dessa uva na minha adega, comprei na Ravin o Fairview Merlot 2008, da vinícola de mesmo nome. Eles fazem esse na região de Stellenbosch, que é uma das mais conhecidas daquele país.
Uma das coisas que me chamou a atenção nele foi o rótulo, que com o nome escrito em dourado e a cabra em primeiro plano me fizeram querer conhecê-lo.
Para um Merlot de 5 anos de idade, era o que eu imaginava mesmo: cor já um pouco atijolada e toques mais evoluídos no nariz, como geléia de ameixa, madeira molhada e um pouquinho de chocolate.
Na boca ele não tem tanta potência como se estivesse novo, obviamente, mas essa maturação dele me trouxe uma boa opção para acompanhar cogumelos (shitake e shimeji) feitos na manteiga e ervas. Esses toques “de bosque” que os cogumelos têm combinaram muito bem com o vinho.
Gostei do vinho, mas gostaria de conhecer uma safra mais jovem. Se vier uma nova, ficarei de olho e vou provar. Acho que vai ser ainda mais interessante.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário