Não tenho o hábito de beber rosés, mas gosto deles e sempre acho que tenho que provar mais rótulos. Então tento colocar pelo menos 1 por semana no meu cardápio e quase sempre é o vinho de domingo. Abro uma garrafa enquanto estou cozinhando e vou levando ele até o almoço. Depois mato a garrafa no final do dia. Quase sempre são leves e fáceis de beber, por isso a escolha.
E neste domingo foi a vez do Tatio Reserva Rosé 2012, vinho que eu recebi vindo do clube de vinhos que eu assino, o Winelands. Esse já estava na minha adega há algum tempo, mas ainda não tinha tido tempo de provar. É produzido pela Viña San Vicente lá no Chile e feito com Cabernet Sauvignon, Carmenere e Malbec.
As uvas que compõem o vinho obviamente interferem na cor, então dá para imaginar como esse é, não? Muito intenso, com uma cor cereja forte. Acho que mesmo que tivessem tentado fazer algo de cor mais leve, não sei se conseguiriam facilmente.
No nariz tem aromas adocicados e intensos, com um fundo mineral. Na boca é tão intenso quanto no nariz e os toques mais adocicados também estão lá. Só achei o final um pouco curto, mas para um aperitivo está bom.
Não é meu tipo ideal de vinho rosé (prefiro os mais leves), mas acho que esse, para quem gosta de vinho com toques mais doces, pode agradar bem.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário