Lembro-me quando provei Cabernet Franc pela primeira vez. Foi lá no Vale dos Vinhedos, no Sul do Brasil e obviamente de um produtor brasileiro. Lembro que quando provei, senti algo especial. Achei diferente, com aromas e sabores que eu não tinha sentido antes e comecei a ficar de olho nesta uva.
Passados alguns anos e algumas outras garrafas provadas eu continuo gostando bastante de Cabernet Franc. Sempre que posso provo e gosto muito de conhecer essa uva produzida em diferentes regiões. Recentemente estive na Argentina e provei alguns de Mendoza. Gostei de alguns mas outroas traziam um aroma de folhas verdes tão forte que não me deixaram tão feliz.
Aí estive no Grand Tasting, evento que a Grand Cru promove e encontrei lá esse Humberto Canale Gran Reserva Cabernet Franc 2008, que é produzido em Rio Negro, na Patagônia. E já que estava lá para provar, eu provei!
O vinho é bem interessante. Tem os aromas típicos, como frutas negras e toques de pimentos. Na boca ele é mais leve do que eu pensava que seria, o que tornou ele agradável e me pareceu mais fácil de harmonizar. Vinhos muito pesados sempre me deixam confuso na hora de acompanhar a comida.
Eu tenho me surpreendido positivamente com os vinhos da Patagônia. Essa região da Argentina tão bonita é também excelente produtora de vinhos. E o Humberto Canale está aí para provar isso.
Então mais um provado e aprovado. Até o próximo Cabernet Franc.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário