Em minha última visita à Mendoza, em fevereiro/2013, eu visitei várias vinícolas. Algumas eu já até conhecia e foi legal reencontrar os amigos, mas as que mais me interessaram com certeza foram as que eu ainda não tinha provado os vinhos. E a última a ser visitada e que era desconhecida por mim foi a Santa Ana. E foi interessante visitar a bodega, porque confesso que eu estava um pouco preocupado com o que encontraria por lá, afinal de contas a Santa Ana é famosa no Brasil pelo seu vinho básico, vendido em uma garrafa de 1l e que não me agrada.
Mas como temos sempre que estar de cabeça aberta para os vinhos, fui para lá para conhecer e fui surpreendido positivamente. Não só conheci os vinhos mais legais deles como tive um almoço fantástico na bodega, com comida de excelente qualidade.
A Santa Ana é uma potência (é a 7a maior do mundo em produção). Fundada em 1891, é enorme e para se ter uma idéia, eles exportam para o Brasil uma média de 250 mil caixas por ano. Estão em todas as principais cadeias de supermercado do país com o tal de Santa Ana que eu comentei acima, mas as linhas mais interessantes, que eu comento abaixo, infelizmente ainda não chegam em São Paulo.
Se você encontrar algum desses vinhos no Supermercado, saiba que é da Santa Ana, mas tire o preconceito e prove e depois me conte. Eu fiquei surpreso, principalmente com o Unanime.
Notas de degustação:
La Mascota Shiraz 2010
Vinhedos de San Juan. 15 meses de barrica. Aparece bem os pimentos tanto no nariz quanto na boca. Fácil de beber e de entender. Final marcado, provavelmente pela barrica e pelo álcool. Um vinho correto e sem arestas.
R$ 38 a 40.
La Mascota Cabernet Sauvignon 2010
Vinho correto na boca e no nariz, sem arestas e fácil de beber. Tem até uma boa acidez e o corpo não é tão leve,o que faz parecer um vinho um pouco melhor.
Unanime 2007
Cabernet Sauvignon 60%, Malbec 25%, Cabernet Franc 15%. Valle de Uco. 20 meses de barrica francesa. Tem o toque vegetal da Franc, mas tem também aromas de frutas vermelhas. Na boca tem bom corpo e tem ótima complexidade. Tem aquele leve toque balsâmico bem interessante. Custa em torno de 80 reais.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário