Lembro-me quando mudei para São Paulo e fui morar perto da loja da Grand Cru, nos Jardins. Passava em frente todos os dias e ficava namorando os vinhos e pensando e na verdade pensando em comprar algum de lá.
O tempo passou, eu estudei um pouco sobre o assunto e hoje tenho o prazer de ter vários amigos por lá. E de vez em quando tem algumas degustações que realmente valem a pena, como uma promovida só com os produtores de Borgonha do portfólio deles. Provei 10 grandes vinhos e alguns se destacaram, como o Lambrays Morey Saint Denis 1er Cru Les Loupes 2008. Esse vinho é realmente um grande exemplar de Côtes-de-Nuits. Obviamente é feito com Pinot Noir e é um vinho que esbanja elegância. Mais do que falar sobre as qualidades visuais, aromáticas e de sabores, é melhor pensar em como esse vinho pode ser bebido.
Apesar de já ter alguns anos de vida, ele está jovem ainda. Li no site do produtor que ele deve ser consumido entre 2013 e 2018 (ou mais) e realmente acredito que seja um vinho que possa durar bastante tempo.
É daqueles que enganam a gente de cara, pois pensamos que pode ser potente (afinal de contas, estamos com um 1er Cru da Borgonha), mas ainda assim dá para se surpreender. Ele vai mostrando a força aos poucos e depois de dar um gole é que você percebe todo o seu potencial.
Esse vinho acompanhando um belo Cassoulet deve ser algo espetacular. Essa combinação clássica foi a primeira que me veio quando provei o vinho e não saiu da minha cabeça.
Para quem curte um bom vinho da Borgonha, essa é sem dúvida uma boa pedida. O preço acompanha a qualidade (em torno de 550 reais na Importadora). Mas se você estiver disposto a gastar um pouco e beber outro vinho top do mesmo produtor, pode procurar o Clos de Lambrays Grand Cru 2008. Esse também está espetacular e custa “só” 790 reais.
E aí, encara a harmonização?
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário