O Vale do Loire é a terra dos castelos, das paisagens que mais parecem quadros e claro, de excelentes vinhos, especialmente os Sauvignon Blanc. Obviamente que se faz tinto, espumante e rosé também, mas o grande lance dos caras é o vinho branco.
E esse Sancerre Domaine Raimbault é de lá. Em geral o pessoal coloca só o nome da apelação e não dá “nome ao vinho” como é feito em outros países. Ser de Sancerre já está bom! 🙂
Produzido com Sauvignon Blanc, esse vinho é uma delícia e me faz sempre muito feliz quando eu bebo ele. O último foi o 2009 já há algum tempo e estava curioso para provar de novo uma safra mais jovem (são importados pela Cave Jado). Aliás, já bebi alguns Sauvignon Blanc mais envelhecidos, mas ainda acho que o melhor mesmo é beber ele jovem, porque assim posso sentir toda a acidez e exuberância dele.
O Domaine Raimbault tem um toque cítrico muito legal no nariz, que me faz pensar em muitas comidas, todas leves, de verão. Na boca tem uma excelente acidez mas é delicado ao mesmo tempo, fazendo um bom par com alguns queijos.
Provei esse vinho com um queijo de cabra e ficou fantástico. Combinação perfeita para um dia no parque, em um piquenique com a família.
Desta vez foi em casa, mas como eu tenho uma outra garrafa aqui guardada, vou programar meu passeio.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário