Quando estive no Chile em 2012 para visitar algumas vinícolas, tive um dia de “folga” em Santiago e pude ir a uma loja que gosto muito, que é a El Mundo del Vino. Eles têm várias lojas e sempre com uma excelente variedade. Por lá se encontram vinhos conhecidos aqui no Brasil mas também muita coisa que não vem para cá.
E como sempre faço, peço ao vendedor uma dica de um bom vinho que eu possa trazer para conhecer. Dentre as indicações dele no dia, estava o Orzada Carignan 2010, da vinícola Odjfell. Como adoro Carignan, não tive dúvidas e trouxe uma garrafa, com a promessa do vendedor que eu não iria me arrepender.
Como sempre faço, coloquei na adega e estava esperando o momento certo, mas eis que chega o dia de eu mudar de apartamento e no transporte dos vinhos, eu quebrei justamente essa garrafa. Imaginem a minha tristeza vendo aquela garrafa espatifada no chão da garagem e aquele aroma de “vinho com cimento” subindo…
Eu já estava conformado com a perda e esperaria ir para o Chile novamente para comprar outra garrafa, mas qual não foi a minha surpresa ao chegar na loja da World Wine e encontrar esse vinho lá? Parece que ele estava lá me olhando, esperando por mim!
Trouxe a garrafa e finalmente pude provar. E que felicidade, porque achei o vinho bem bacana. O Orzada Carignan é produzido no Vale do Maule e tem uma cor bem intensa e aromas que misturam um pouco de fruta vermelha adocicada com um toque de pimenta e uma pontinha balsâmica (que eu acho que vai ficar amis intensa com o passar dos anos), é um vinho que encanta. Eu nem sou fã de vinhos que tem aromas muito adocicados, mas esse é impressionante como não incomoda e dá até um charme para ele.
Na boca é bem intenso também e como tem uma boa acidez, a comida vai muito bem. E já que falei em comida eu confesso uma coisa: eu adoro Carignan, mas nunca acertei em cheio na harmonização. Dessa vez eu provei o vinho com queijos e depois com uma pizza de calabresa defumada. De tudo o que eu comi com ele, o melhor foi o queijo parmesão uruguaio (aquele que tem a capa preta, sabe?).
Ótimo vinho que vale a pena provar, principalmente pelo preço. No site da World Wine está por 75 reais. E se quiser saber mais sobre o produtor, que tem uma história bacana, pode ver o site da Odjfell aqui.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário