Você já provou um queijo da Serra da Estrela, lá de Portugal? Se você gosta de queijos e ainda não provou, é algo que deve fazer.
É um queijo cremoso feito com leite de ovelhas que tem a casca levemente dura e, em geral, o interior cremoso. Você corta a tampa e pode comer a parte de dentro com colher. É forte, pesado, mas delicioso.
Dizem que o acompanhamento “oficial” do queijo Serra da Estrela é o Vinho do Porto. Pode ser e vai muito bem mesmo, mas eu acho que alguns tintos, desde que bem encorpados, acompanham e seguram o tranco.
Foi pensando assim que eu resolvi testar o queijo que eu tinha em casa com o Grande Follies 2004, um tinto de respeito feito pela Quinta da Aveleda, com a uva Touriga Nacional.
Esse vinho é uma porrada. Como eu sempre digo, quando vem em garrafona pesada, já é bom ficar esperto, porque vem vinho bom por aí.
Muita fruta no nariz e na boca tudo o que se espera e o que sempre falamos aqui: tostado, chocolate, fruta, mentolado e se você for com calma, encontra mais coisa ainda.
E foi tudo isso o que segurou a harmonização com o queijo, porque ele é muito concentrado e pesado também. Uma combinação para os fortes, eu diria.
Se você não é muito fã de Vinho do Porto, busque algo como o Grande Follies para acompanhar o seu queijo Serra da Estrela. E seja feliz!
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário