Quando comecei a estudar vinhos aprendi que Tannat é a uva emblemática do Uruguai e um bom Tannat com uma carne suculenta é uma boa harmonização.
É claro que toda regra tem sua exceção, mas posso afirmar que na maioria das vezes você vai acertar se fizer esse par de comida e vinho.
E para testar essa harmonização mais uma vez, afinal de contas não é nada chato fazer isso, preparei um bife de chorizo em casa (na churrasqueira) e abri o Bertolini & Broglio Tannat Crianza 2008.
O meu bife de chorizo estava como deveria ser, com uma boa quantidade de gordura entremeada e bem ao ponto (rosado por dentro), mas nem assim ele foi páreo para o vinho.
Esse Tannat é muito potente e tem muita estrutura. Passou por cima da carne sem dó. Aromas de chocolate e defumado encheram a taça, sendo completados por sabores fortes e marcados de torrefação no final.
Se você gosta de vinhos assim, daqueles que você quase mastiga, vai gostar desse. E se resolver comprar e testar, pode buscar a carne mais forte e saborosa que conseguir, porque esse é valente e encara qualquer parada.
Esse veio na seleção Uruguai da Winelands.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário