Freixenet e seu Cava Reserva Real

A Freixenet é a maior produtora de CAVA do mundo. Seus espumantes, os “Cava Freixenet” vão para dezenas de países e alegram festas, aniversários, jantares, almoços, eventos e até churrascos (como é o meu caso) no mundo inteiro, todos os dias.

Para mim o mais conhecido é o Cordon Negro, aquela que tem uma garrafa negra e é facilmente encontrado em diversos pontos de venda no Brasil inteiro. Mas eles têm também um rosé e até um Demi-Sec (que é mais adocicada), para agradar a todos.

Mas não contentes com todo esse sucesso, resolveram trazer para o Brasil o Cava Reserva Real, um espumante top da Freixenet. Esse é produzido com as castas típicas para esse tipo de bebida: Macabeo, Xerel-lo e Parellada. 3 uvas, combinadas em diferentes safras, que ficam 30 meses descansando em contato com as leveduras antes de ser liberada para descansar mais um pouco e só depois vai para o mercado.

Seu nome, Reserva Real, vem do fato de que este cava foi feito originalmente para a visita da família real espanhola nas cavas Freixenet. Esse cava recebeu 90 pontos de Robert Parker e merece atenção. Tem complexidade de aromas, toques de fermento e frutas brancas de leve e até algum floral. Na boca me surpreendeu, pois pensei que seria mais “pesado”. Não é. Tem frescor e leveza e acompanhou perfeitamente alguns tapas como bruschettas, lulas grelhadas e principalmente as pataniscas, os tradicionais bolinhos de bacalhau feitos sem a massa de batata.

Como eu disse no dia e posso repetir constantemente: poderia ficar dias só assim.

Quem quiser conhecer o Reserva Real pode buscar com o pessoal da Qualimpor, que está importando a Freixenet no Brasil, ou em breve em empórios especializados. Vai custar em torno de 155 reais.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *