Zuccardi é um produtor bem conhecido no Brasil. Faz sucesso com seus vinhos, que são muito bem distribuídos e fáceis de encontrar. Eu já estive na vinícola 2 vezes e fui sempre muito bem recebido.
Mas dessa vez quem veio foi o próprio José Alberto Zuccardi e o seu filho, Sebastián, para apresentar seu novo vinho top, o Aluvional.
Aluvional tem esse nome porque as plantações ficam em lugares onde, há milhares (ou milhões) de anos foram grandes piscinas de água de degelo, vinda da Cordilheira. Junto com a água vinham rolando pedras que se depositavam ali e acabaram formando o solo, que é muito bom para se fazer vinho de qualidade em Mendoza.
E para achar o lugar e fazer esse vinho, Sebastián Zuccardi e sua equipe passaram por muitas zonas de plantio em Mendoza. Essa sabedoria e entendimento do terroir fez com que conseguissem produzir um excelente vinho, que agora é o top de linha da vinícola.
O Zuccardi Aluvional 2008 é feito 100% de Malbec, mas com uvas vindas de dois lugares diferentes: La Consulta e Vale do Uco.
O resultado é um vinho extraordinário: fruta em abundância, excelente corpo e uma acidez na medida. Daqueles vinhos encorpadões que a gente acha que vai cansar rapidinho, mas não cansa e sempre quer beber mais.
Assim que bebi o vinho pensei: vou comprar algumas garrafas para guardar! Mas a minha felicidade foi só até descobrir o preço: R$ 480,00.
Um ótimo vinho, mas muito caro pra mim. Acho que não vou beber outro Aluvional tão cedo. Os vinhos da Zuccardi são importados pela Ravin no Brasil.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário