5 grandes vinhos do Alentejo

Se você gosta de vinhos portugueses, aqui está uma seleção de 5 grandes vinhos. São daqueles que você pode comprar de olhos fechados (e de carteira bem aberta, porque custam caro). Provei esses vinhos em um evento promovido pela Comissão dos Vinhos do Alentejo. O crítico Rui Falcão, um português que conhece tudo sobre essa região, comandou a prova. Veja os vinhos e anote na agenda.

Herdade do Peso Ícone 2007
Toques balsâmicos, boca cheia, acidez. Dá para guardar por mais tempo. Quer ser o Barca Velha do Alentejo. Vinho muito tinto, quase negro.
Alicante Bouschet, Aragonez e Alfrocheiro.

Marias da Malhadinha 2007
É o terceiro vinho da vinícola (imagina o primeiro), intenso e potente, na boca traz um pouco de balsâmico e medicinal, deve envelhecer bem. É um grande vinho. Essa foi a primeira safra e já nasceu grande.
Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon.

Zambujeiro 2005
Apesar da idade é um vinho que ainda pode envelhecer. Boa acidez, boca potente. Um grande vinho.

Monte dos Cabaços Reserva 2005
Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Syrah. Toque ao fundo de baunilha, fruta, floral. Um belíssimo vinho. Jovem e precisa de tempo. Pode ser guardado por muito tempo ainda.

Mouchão 2006
Foi a vinícola que introduzindo o Aicante Bouchet no Alentejo. Corte de Alicante Bouschet com Trincadeira. Na boca é pesado e bem aveludado. Final longo, marcado. Vinho que mesmo que pesado, não incomoda e não cansa.

Gostou? Vale a pena guardar uns trocados para comprar esses vinhos.

Um abraço

Daniel Perches

 

 

*Foto: Vinhos do Alentejo


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “5 grandes vinhos do Alentejo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *