A Valdivieso é uma vinícola do Chile que tem vinhos muito legais. Gosto de alguns vinhos da linha básica deles, gosto bastante da linha de vinhos premium e claro, adoroo Caballo Loco, que é o seu top.
Nesse ano o pessoal de lá resolveu inovar e lançar dois irmãos para o Caballo Loco, que é um vinho diferente, feito sempre com uma parte do vinho de safras anteriores (veja o post sobre o Caballo Loco No 13 aqui). Saiu então esse, o Grand Cru Apalta e também o Maipo Andes, que falarei depois sobre ele.
O Caballo Loco Grand Cru Apalta 2010 é um dos vinhos mais intensos que eu já provei daquele país. Se você gosta de vinho forte, potente, encorpado e raçudo, esse é o vinho.
Feito com 60% de Cabernet Sauvignon e 40% de Carmenere, tem frutas maduras bem fortes, toques de pimenta, leve mentolado e principalmente, nada daquela goiaba enjoativa no final, que encontramos muitas vezes em vinhos até tops chilenos. Tem um excelente final, que fica na boca por um bom tempo, deixando a gente com vontade de beber mais, mas cuidado pois é um vinho bem álcoolico (embora não pareça tanto quando se bebe).
Como tudo é muito intenso nesse vinho, não consigo pensar facilmente em uma boa comida para ele. É preciso algo tão intenso como ele, com certeza. Se você encontrar alguma comida que harmonize, me conta por favor?
O Caballo Loco Grand Cru Apalta 2010 custa R$ 198 na Ravin.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário