Jèma 2007 – o vinho superpremiado desse ano

Depois de ficar entre os Top5 do Encontro de Vinhos, o Jèma foi considerado o vinho do ano por uma grande Revista do setor. Acumular prêmios é algo fácil para os bons vinhos, afinal de contas são muitos os concursos, feiras e avaliações de críticos durante o ano, mas esse vinho realmente superou as expectativas e foi um que eu ouvi falar muito nos últimos meses.

E quando a gente ouve falar bastante, vale a pena ir ver do que se trata, afinal de contas não é possível que todos estejam errados.

Provei então o Jèma 2007, da Cesari, uma vinícola famosa e muito bem conceituada do Vêneto, na Itália. A Cesari faz outros vinhos muito bons também, com destaque para os Amarones, que muito me encantam.

O Jèma é feito 100% com a uva Corvina Veronese, típica da região e que é uma das 3 utilizadas para fazer o Amarone. Esse vinho passa um bom tempo em barricas (parte dele fica 18 meses em carvalho francês e parte fica 6 meses em carvalho esloveno) e para a elaboração o pessoal deixa as uvas secando por 20 dias antes de iniciar o processo (parecido com o Amarone).

O resultado é um vinho exuberante, que merece todos os prêmios que ganhou. As frutas vermelhas são muito presentes, lembrando uma geléia deliciosa, contrastando com notas de cacau e toques defumados no final. É um vinho bastante encorpado e tânico, que com certeza precisa de uma boa comida, mas que ao mesmo tempo é muito bom para se provar sozinho. Quando provei, ele acompanhou uma boa fraldinha feita na brasa, que ficou perfeito.

Independente de seguir ou não essas premiações, recomendo que você prove o Jèma. É daqueles que encantam.

Os vinhos da Cesari são importados pela Max Brands no Brasil e o Jèma custa em torno de 190 reais.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Jèma 2007 – o vinho superpremiado desse ano”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *