O Barca Velha é o vinho mais emblemático de Portugal. Por tratar-se de um vinho bastante especial, não é produzido em todos os anos, mas acabei de receber a notícia que a safra 2004 estará disponível em breve na Zahil. É a 7a safra desse vinho.
Uma excelente notícia para os fãs e motivo para fazer rapidamente as suas reservas. Eu acho que vai acabar rapidinho.
Abaixo tem mais informações.
=========================
A cada novo ano o mercado aguarda ansioso a declaração se haverá ou não um novo Barca Velha. Passamos algum tempo sem darmos esta boa notícia, mas, ao contrário, hoje anunciamos a chegada deste precioso vinho à Zahil, na safra 2004.
O Barca Velha é o vinho-ícone de Portugal e está entre os mais celebrados do mundo. Sua criação em 1952 deve-se ao fato do Sr. Fernando Nicolau de Almeida, enólogo da Casa Ferreirinha naquela época, querer fazer um vinho de mesa de qualidade, em terras onde reinavam os vinhos do Porto. A escolha criteriosa das uvas, os cuidados com a vinificação e a preocupação em colocar o vinho no mercado somente quando estivesse pronto para ser bebido, são alguns dos detalhes que fizeram o Barca Velha destacar-se.
Hoje o cuidado na elaboração continua tão extremo quanto antes, fazendo com que somente em anos verdadeiramente excepcionais, cujos vinhos mostraram evolução dentro dos critérios estabelecidos, a Casa Ferreirinha os declare um Barca Velha. Até hoje somente 17 safras foram feitas, incluindo a de 2004.
O Barca Velha 2004 vem de um ano quente e seco que, apesar de algumas chuvas no início de Setembro, garantiram uma colheita bem sucedida, feitas manualmente. Após desengaço total e suave esmagamento, a fermentação alcoólica ocorreu em cubas de aço inoxidável e lagares mecanizados. Durante este período, procederam-se remontagens por bomba e “pigeages” com robôs, com temperatura controlada por sistema automático. Realizou-se também uma longa maceração a fim de se obter a extração aromática e polifenólica desejada.
Os vinhos foram transportados para Vila Nova de Gaia ao final da maceração, onde foram submetidos a um estágio em barricas de carvalho francês de 225 litros durante aproximadamente 16 meses (75% madeira nova e 25% madeira usada). O lote final foi elaborado com base na seleção continuada dos melhores vinhos, resultante das inúmeras provas e análises efetuadas de diferentes lotes e barricas existentes. Para preservar a sua mais alta qualidade, Barca Velha 2004 foi engarrafado sem tratamento, sendo, portanto, natural a formação de depósitos.
Dados Técnicos
Tipo: Encorpado
Teor Alcoólico: 13,5%
Madeira: 16 meses
Corte: 40% Touriga Nacional, 30% Touriga Franca, 20% Tinta Roriz, 10% Tinto Cão
Guarda: 15 a 20 anos
Temperatura Ideal de Serviço: 17°C a 20°C
www.zahil.com.br
Deixe um comentário