Não é só de tintos que vivem os vinhos portugueses. Há muitos vinhos brancos interessantes. E se você só pensa em Vinho Verde quando lembra dos brancos portugueses, vale a pena ir um pouco além, pois todas as regiões produtoras têm bons exemplares que merecem uma atenção. A mesma diversidade de tipos entre os tintos praticamente se repete entre os brancos.
Mas eu sei que não é tão fácil encontrá-los, até pela pouca oferta no mercado. Então quando encontro, acho que merece destaque e guardo inclusive no meu caderno de favoritos, para poder comprar depois.
O Prova Regia é um deles. Feito 100% com a Arinto, essa uva típica de Portugal e que é produzido na região de Lisboa, que faz vinhos interessantes pelo seu frescor.
No nariz tem bastante aroma de frutas brancas, com toques de maracujá e até um pouco de flores, mas é na boca que ele se destaca, com uma boa acidez que “lava” a boca deixando uma sensação gostosa, pedindo o próximo gole.
Pra acompanhar saladas, um peixe grelhado ou até um atum vai muito bem. Se você quiser usar como um aperitivo, pra receber os amigos e preparar o paladar para os próximos vinhos, é uma excelente idéia também.
Custando aproximadamente 40 reais (na TodoVino), você pode comprar um bom vinho português, sem gastar muito e agradar os amigos.
Depois me diga se não é uma boa idéia.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário