Nessa semana, Bordeaux, a grande região da França, invadiu o Brasil. A Union Des Grands Crus de Bordeaux esteve no Brasil, para a apresentação da safra de 2009 e em paralelo, para uma série de eventos envolvendo os grandes chateaux de lá.
Para nós, enófilos vidrados nos vinhos franceses (e quem não é?) é sem dúvida um grande evento. No dia 07/03 aconteceu em São Paulo e no dia 08/03 no Rio de Janeiro. Infelizmente, as outras cidades e capitais ficaram sem esse evento, mas pelo que eu vi por aí, as importadoras aproveitaram a vinda do pessoal pra cá e agendaram várias degustações, que eu acho que acabou pegando mais cidades.
Se você teve oportunidade de ir a um desses eventos, deve ter visto, e claro, provado, a qualidade desses vinhos. Sim, estamos falando de uma safra que está ainda jovem e que precisa de tempo na garrafa para se mostrar, mas de qualquer forma dá pra ver como é a qualidade desse pessoal.
Quando eu provo os grandes vinhos, eu aproveito para aprender um pouco mais. Acho sempre que esses caras (principalmente os franceses) têm uns vinhos que são praticamente a “essência da casta”. Prove, por exemplo, um Merlot do Pomerol e verá o que eu estou dizendo. Prove um Cabernet Franc, ou até mesmo um Cabernet Sauvignon. Note a maciez, a complexidade aromática, o final longo e delicado, enfim, aproveite par ver como é um grande vinho.
Eu provei vários que me encantaram e que eu contarei em breve por aqui. Espero que você também tenha provado bons vinhos nessa “semana de Bordeaux no Brasil”.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário